VII FÓRUM DE AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORIA DO ESTADO DO RN
“Autodefensoria: é um processo com a finalidade de contribuir na defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência, favorecendo o desenvolvimento de sujeito político. É proporcionar a pessoa com deficiência condições de compreender seus direitos, atuando no convívio familiar, escolar e comunitário”.
A Autodefensoria no Movimento Apaeano vem se estruturando na medida em que as Apaes abrem espaço para a participação direta de seus alunos, motivando-os a se manifestarem sobre determinados assuntos de interesse dos demais colegas e sobre a temática da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas políticas sociais ...
Tudo começou no Rio de Janeiro em 1954, quando Beatrice Bemis, mãe de uma portadora de síndrome de Down, chegou dos Estados Unidos. Em seu país de origem, ela já havia participado da fundação de mais de 250 associações de pais e amigos, e admirou-se por não existir movimento parecido no Brasil.
Atualmente congrega mais de 2.200 APAES e entidades filiadas e 25 Federações distribuídas em todo País, proporcionando atenção integral a mais de 700 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
EM NATAL, TEMOS UMA FEDERAÇÃO ESTADUAL E 17 APAES EM
DIVERSAS CIDADES DO ESTADO.
SENDO O MAIOR MOVIMENTO FILANTRÓPICO DO BRASIL E DO MUNDO NA
AREA DE ATENDIMENTO A PESSOA COM DEFICIENCIA INTELETUAL E
MÚLTIPLA.
CONHEÇA A APAE DE SUA CIDADE, COLABORE E PARTICIPE!